As últimas semanas têm sido de grande correria por isso a ausência de postagens, mas queria compartilhar com vocês um texto que me ajudou quando parecia que eu não ia dar conta de tudo. é um trecho do livro "Como sair da Depressão", escrito por Neil Nedley.
"Outra abordagem fundamental para controlar o estresse é abster-se de ficar ansioso acerca do futuro. Sem planejamento adequado, é natural que alguém se torne ansioso acerca do futuro. Por exemplo, um estudante que está se preparando para o exame que se paroxima, é até beneficiado por uma certa dose de estresse, que provê motivação para estudar mais a fim de estar preparado para o exame. Mas ficar ansioso quando ele já está preparado para o exame, seria como que uma autodestruição.
Na realidade, a preocupação tende a incapacitar, enquanto uma atitude saudável para com o estressor - enxergar o estressor como um desafio - tende a motivar. Ao temer por sua falta de conhecimento, o estudante pode ser tentado a dizer: "Não vou nem tentar. é impossível dominar esse assunto em tempo hábil para o exame.". Uma atitude mais construtiva deveria envolver organização e planejamento sem preocuapação. O estudante poderia dizer: "ainda tenho três horas nesta noite; vou aprender o que ainda dá para aprender." De novo, as Escrituras ajudam neste ponto: "Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal." (Mateus 6:34)
Nesse texto, Jesus não está falando contra o planejamento, [...] Jesus está querendo dizer que uma vez que você fez o planejamento adequado para levá-lo a cabo, não se preocupe com o amanhã; o amnhã se encarregará de si mesmo. [...]
Preocupação e ansiedade a respeito de coisas que não podemos mudar produzem autodestruição. ninguém pode determinar hoje o que pertende só ao amanhã. Porém, se o problema existe hoje e precisa ser enfrentado hoje, então temos que enfrentá-lo hoje. Planejamento, organização e motivação são essenciais. Antes de chegar a hora [...]de enfrentar a questão, não deveríamos nos preocupar com ela. Jesus nos chama a fazermos todo o trabalho e todo o planejamento necessários para o dia que se chama hoje. Ao mesmo tempo, ele recomenda que cessemos de ficar ansiosos quanto ao futuro."
Que possamos ter uma atitude construtiva frente aos desafios, e com planejamento, organização e confiança, deixar as preocupações para o amanhã!
Nenhum comentário:
Postar um comentário