terça-feira, 13 de outubro de 2009

O que a Tesoura e o casamento tem em comum?


Boa tarde leitores...

Acharam o título estranho? Eu também, por isso estou postando este texto que li hoje na página www.advir.com, muito interessante, espero que vocês gostem!


A Semelhança da Tesoura com o Casamento

Sidney Smith disse: “O casamento assemelha-se a uma tesoura, cujas lâminas estão unidas, de tal maneira, que não podem ser separadas; quase sempre se movem em direção contrária e quando alguma coisa se interpõe entre as lâminas sai cortada.”

Uma tesoura tem três elementos: duas lâminas e um eixo. O Casamento também deve ser obrigatoriamente composto de três elementos: Homem, mulher e Deus.

A tesoura só é útil ou somente pode ser utilizada com todos os seus componentes. Por exemplo se tirarmos o eixo da tesoura o que acontece com as lâminas? Separam-se. Há uma desunião. Torna-se inútil, não consegue cumprir seu objetivo que é cortar. Quer dizer então que a tesoura só tem utilidade com o eixo.

A semelhança com o Casamento
Quem é o elemento que une o casal? O eixo é que une o casal. Assim, a semelhança da tesoura, homem e mulher só podem permanecer unidos com o terceiro elemento, Deus, aqui simbolizado pelo eixo.

Quando Deus é retirado do meio do casal há uma separação. Ou seja, rompem-se o elo sagrado do matrimónio. Deixa então de cumprir seu objetivo.

Quem se intromete no meio do casal sai ferido

Enquanto a ideia que algo que se interpõe entre as duas lâminas sai cortado é verdade também no que diz respeito a marido e mulher, qualquer que se intrometer sai lesionado, seja quem for.

Já dizia o ditado “em briga de marido e mulher não se mete a colher.”Um casamento feliz é um matrimónio completo com todos os componentes, assim como a tesoura.

O Casamento Completo
Para ser completo, com três elementos, o casamento precisa seguir as orientações segundo a vontade de Deus expressa nos versículos de Eclesiastes 4:9-12:

“Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante. Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só, como se aquentará? E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa.”

Um auxilia o outro.Melhor dois do que um… V. 10: “porque se caírem…” não é só cair das escadas; é cair financeiramente, espiritualmente, psicologicamente, etc. Quando somos afetados nestas áreas é difícil de se levantar. Os que conseguem levantar-se com mais facilidade são os que tem alguém ao seu lado. V. 12: “também se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão…”

Unidos por Deus
O Cordão de três dobras. Os dois unidos pelo eixo, assim coma a tesoura. Unidos pelo eixo que é Deus. O Cordão de três dobras – Homem, mulher e Deus, sempre os dois mais um.
O terceiro elemento do cordão é essencial para se fundir dois corações. Assim o plano de Deus passa a ser neste contexto, um matrimónio indissolúvel.

Conclusão
A tesoura tem três partes: Duas lâminas e um eixo. Duas lâminas para cortar e um eixo para unir as lâminas. O homem a mulher e Deus, um todo de três partes. Deus, representando o eixo, é quem mantêm o casal unido. O casamento completo só se dá a partir de três elementos. Um cordão de três dobras.

Elaborado por Pr. Eduardo Camargo a partir dos apontamentos da matéria Teologia da Família ministrado pelo Pastor José Carlos Ebling.

Nenhum comentário:

Postar um comentário